INFORMAÇÕES

Disponibilizamos abaixo, um tutorial com dicas e instruções para que você possa criar e desenvolver suas peças para serem cortadas ou gravadas a laser.

Leia atentamente as informações abaixo antes de nos enviar seus arquivos.

 

• Tipos de arquivos aceitos para o corte e gravação a laser.

• Como criar e configurar arquivos para o corte a laser.

• Como criar e configurar arquivos para gravação a laser.

• Programas gratuitos para desenhar.

Tipos de arquivos aceitos

 

Tipos de arquivos aceitos para o corte e gravação a laser.

Podemos utilizar vários formatos de arquivo, que podem ser feitos em uma grande variedade de programas, desde que você possa exporta-lós ou salvar-lós como um dos tipos de formatos abaixo:

 

• AI - Adobe Illustrator;

• CDR - CorelDRAW;

• SVG - (Scalable Vector Graphics) Programas como CorelDraw, Adobe Illustrator e Open Office Draw exportam arquivos para essa extenção;

• EPS

• DXF - AutoCAD;

• DWG - AutoCAD;

• PDF - Somente arquivos vetoriais convertidos para .pdf

Configurando arquivos para corte

 

Você pode utilizar programas como o CorelDRAW, Adobe Illustrator, TurboCAD, AutoCAD, Open Office Draw e Inkscape.

 

Configurar as linhas de corte é fácil, você deve desenhar linhas na cor preta, onde deseje que o laser faça o corte das suas peças, a espessura das linhas devem ser sempre mínimas ou 0.

 

Linhas duplicadas: Se você tem linhas empilhadas em cima umas das outras, embora você não possa vê-las em seu arquivo, o maquinário irá reconhecer os caminhos e acabará cortando duas vezes a mesma linha podendo causar mal acabamento de corte.

 

Tamanhos e referências: Incluir e rotular uma referência ao tamanho das peças.

 

Envio do arquivo: Envie apenas um único arquivo. O arquivo deverá incluir uma cópia de cada peça única, com indicações de quantas unidades são necessárias, e o material que cada uma deve ser cortada. Estas informações podem ser incluídas em texto no próprio desenho, em nota por e-mail ou no campo do formulário de orçamento.

 

Enviando vários arquivos: Se você tem vários arquivos para nos enviar, por favor, indique quais serão os materiais usados e as quantidades que você gostaria para cada arquivo.

 

Ajuste de corte - O corte a laser gera uma perda de material entorno de 0,2 mm, se você gostaria de cortar uma peça com 10 mm de diâmetro, você deve desenhar a peça com 10,2 mm, se o caso for o inverso e você precisar fazer um buraco com um diâmetro de 10 mm, você deve fazer o desenho com 99,8 mm de diâmetro. (Estes números são aproximados e podem variar dependendo do material e sua espessura).

 

    * Pequenos detalhes não devem ser menores que a espessura do material. Por exemplo, se você está cortando um padrão de teia de aranha em um acrílico com 2 mm de espessura, as peças finas que formam a teia não devem ser mais inferiores do que 2 mm de largura em seus desenhos. Note que a espessura do feixe do laser fará com que a peça final fique ligeiramente menor devido a perda de material. Podemos tentar cortar partes mais finas do que a regra geral, mas provavelmente ficará muito frágil.

    * Textos devem ser transformados em linhas (muitas vezes chamado de "quebrando o texto a linhas ou polylines" no CAD, ou "converter texto em curvas" em outros programas de desenho). Caso contrário, se não temos a fonte que você está usando, nosso programa irá substituir a sua fonte por uma diferente.

Configurando arquivos para gravação

 

Podemos fazer dois tipos de gravação a laser, gravação em vetor e gravação rasterizada (Imagem).

 

Observe o seguinte na criação de seus arquivos para a gravação:

 

    * Vetorial (Vetores) - As linhas gravadas devem ser indicadas com diferentes cores (RGB), assim sabemos o que é corte e o que é gravação no seu desenho, você também pode diferenciar as cores para indicar intensidades diferentes de gravação.

 

    * Raster (Imagens) - A profundidade da gravura é especificada pela cor de cinza do pixel (preto gravação mais profunda, cinza gravação de profundidade média e branco a máquina não faz a gravação). Esse metodo de gravação varia muito o resultado final de acordo com o material usado.

 

    * Profundidades - Podemos variar a velocidade e a potência do laser para mudar a profundidade das gravações. Se você apenas deseja que a sua gravação fique claramente visível, recomendamos que nos permita selecionar a profundidade apropriada (geralmente superficial, apenas atacando a superfície o suficiente para deixar um atrativo, claramente visível). Se você precisa de uma profundidade especifica, por favor deixe-nos saber a profundidade aproximada que você gostaria (por exemplo, "linhas vermelhas com cerca de 0,5 mm de profundidade, as linhas azuis apenas o suficiente para ser claramente visível). Vamos fazer o possível para alcançar as medidas especificadas, jogando com a velocidade e potência do laser, mas saiba que não pode garantir precisão neste tipo de serviço.

 

    * Negativo ou Positivo - Materiais como o acrílico cristal "transparente", podem ser gravados nas duas faces (Frente e Verso) devido a isso, nós precisamos saber em qual lado do material a gravação será feita, pois precisaremos "espelhar" o arquivo para que todas as images e textos sejam exibidas da maneira correta quando visto de frente. Acrílico espelhado normalmente é gravado na parte de trás (o lado fosco cinza) de modo que quando você olha para a parte da frente "espelho", você possa ver as áreas gravadas corretamente.

 

    * Textos devem ser transformados em linhas (muitas vezes chamado de "quebrando o texto a linhas ou polylines" no CAD, ou "converter texto em curvas" em outros programas de desenho). Caso contrário, se não temos a fonte que você está usando, nosso programa irá substituir a sua fonte por uma diferente.

CONTATO

Rua João Vendramin, 95 - Santa Felicidade - Curitiba/PR

41 3014.0025

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira das 8h30 ao 12h00 e das 13h30 as 18h00.

Sábado das 9h00 ao 12h00.

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Vendramin Design Ltda | 10.014.452/0001-86 | Curitiba/PR